03/01/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (I)
Zhantai
Plataforma
de Jia Zhangke
com Wang Hong Wei, Zhao Tao, Liang Jing Dong, Yang Tian Yi, Wang Bo
China, Hong Kong, Japão, França, 2000 - 154 min
legendado em português | M/12
ZHANTAI foi proibido na China devido à forma crítica como retrata a evolução da sociedade na década de oitenta, acompanhando as deambulações de um grupo de teatro itinerante, em que o destino dos atores reflete o da sociedade de então. Baseado em memórias da juventude de Jia Zhangke, é um dos seus filmes mais poderosos, e porventura aquele que mais definiu as bases do seu cinema posterior.
07/01/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (I)
Dayereh
O Círculo
de Jafar Panahi
com Maryiam Palvin Almani, Mojgan Faramarzi, Nargess Mamizadeh
Itália, Irão, 2000 - 90 min
legendado em português | M/12
Com THE CIRCLE (título internacional de DAYEREH), Jafar Panahi assinaria a sua obra de consagração mundial (Leão de Ouro no Festival de Veneza) e um dos olhares mais fulminantes sobre a repressão da sociedade iraniana a partir do retrato entrecruzado de várias mulheres em situações de dificuldade: seja na sequência do nascimento de uma rapariga, na libertação ou na fuga de uma prisão, na proibição de circulação sem companheiro, ou na sequência de um aborto. Dentro desse círculo, tendo Teerão como palco para todas as suas históricas, Panahi constrói um labirinto urbano de onde ninguém consegue sair — nem mesmo o espectador, cúmplice do sufoco aqui vivido. Um dos melhores filmes na história do cinema iraniano, universo de onde sairiam algumas das obras mais impactantes dos últimos anos. Primeira exibição na Cinemateca.
09/01/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (I)
Love is Strange
O Amor é uma Coisa Estranha
de Ira Sachs
com John Lithgow, Alfred Molina, Marisa Tomei, Tatyana Zbirovskaya
Estados Unidos, França, 2014 - 94 min
legendado em português | M/12
O cinema “adulto”, na indústria norte-americana, tem fugido a alta-velocidade para o meio da televisão e, especificamente, para a indústria das séries, onde a liberdade de criação e temática, seja sobre a vida contemporânea norte-americana ou por lugares de fantasia, encontram poucos limites em termos criativos e financeiros. LOVE IS STRANGE é, decididamente, uma exceção no atual panorama da indústria: um certo “cinema do meio”, feito de personagens reais e dramas verdadeiros, onde se conta, através do drama da precariedade, e numa cidade gentrificada, a história de amor de um casal homossexual à beira da terceira-idade. Um comovente filme de um autor — Ira Sachs — que reflete a vida urbana da classe-média de Nova Iorque, e arredores, no século XXI. Primeira exibição na Cinemateca.
10/01/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (I)
Zhantai
Plataforma
de Jia Zhangke
com Wang Hong Wei, Zhao Tao, Liang Jing Dong, Yang Tian Yi, Wang Bo
China, Hong Kong, Japão, França, 2000 - 154 min
legendado em português | M/12
ZHANTAI foi proibido na China devido à forma crítica como retrata a evolução da sociedade na década de oitenta, acompanhando as deambulações de um grupo de teatro itinerante, em que o destino dos atores reflete o da sociedade de então. Baseado em memórias da juventude de Jia Zhangke, é um dos seus filmes mais poderosos, e porventura aquele que mais definiu as bases do seu cinema posterior.
10/01/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (I)
Moartea Domnului Lazarescu
A Morte do Sr. Lazarescu
de Cristi Puiu
com Doru Ana, Monica Dean, Alina Berzunteanu
Roménia, 2005 - 150 min
legendado em português | M/12
A Roménia seria responsável por alguns dos melhores filmes do cinema europeu nos primeiros anos do século XXI, muito contribuindo, para isso, o crescimento de uma nova geração de realizadores onde se destacava, entre outros, Cristi Puiu. MOARTEA DOMNULUI LAZARESCU, vencedor do prémio Un Certain Regard no Festival de Cannes, ainda é hoje visto, retrospetivamente, como um dos melhores (senão o melhor) filme dessa nova vaga romena (tendo sido escolhido, pelo The New York Times, em 2017, como “o melhor filme do século XXI”): um retrato realista, impiedoso e tragicamente cómico sobre uma noite de um pré-cadáver nos hospitais de Bucareste por várias urgências e diferentes diagnósticos. Primeira exibição na Cinemateca.