CICLO
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu


Nem todos são feios, nem todos são porcos, nem todos são maus nestes filmes, tal como nós também não o somos — pelo menos inteiramente. Mas se algo caracteriza este conjunto de longas-metragens é a capacidade que têm de refletir a vida, através de personagens comoventes e imensas, tanto pela sua beleza como pelos seus defeitos, ou ainda, se preferirmos, o sentido de justiça que essas personagens buscam e a amoralidade que acabam por mostrar nas suas narrativas. Tal como nós o fazemos, espectadores, perante as “coisas da vida”: um caminho para o qual sentimos ter um grande desígnio a cumprir e que esbarra, invariavelmente, na incapacidade que temos em controlar os nossos desejos, os nossos sentimentos, ou aquilo que vai surgindo, nas nossas vidas adultas, e que parece querer sabotar tudo aquilo que queríamos viver.
Estes são filmes, também, de uma época em que a ficção cinematográfica via, nessas zonas cinzentas das nossas emoções e das nossas ações, a matéria por excelência para refletir quem éramos e aquilo que tínhamos feito com as nossas vidas e as dos outros. Uma época política e socialmente turbulenta cujos filmes, hoje, ganham uma nova força pela maneira como refletem acontecimentos públicos e privados que nos vão surpreendendo à medida que o nosso centro político e cinematográfico se vai esvaziando (como as salas de cinema), no presente, e nos refugiamos nos extremos. Passadas várias décadas, e apesar dos progressos feitos e das aparências construídas, seremos pessoas mais tolerantes do que éramos enquanto cidadãos e espectadores de cinema? Serão os populismos, a xenofobia, a homofobia, a nossa desconfiança perante as instituições ou, até, dentro das nossas relações, neste novo século, uma sequência surpreendente de dados e de tragédias ou algo já anunciado por aquilo que este cinema nos exibia no seu tempo?
Este é um Ciclo, também, que, pegando no que fora proposto em “American Way of Life: Vidas em Crise”, exibido em fevereiro deste ano, olha, desta vez, para a mesma época no cinema europeu e, particularmente, para realizadores e intérpretes cuja reavaliação se torna urgente perante nomes ou filmes canónicos da história do cinema. Falamos, no cinema francês, na melancolia e vitalidade do olhar de Claude Sautet, cujos retratos de grupo da sociedade francesa se revelam como obras comoventes, verdadeiras e, por isso, extraordinárias. Nos inícios, igualmente, de Maurice Pialat, consagrado, vários anos depois da sua morte, como um autor de renome do cinema europeu. Na impressionante atualidade e transparência, por exemplo, de Rainer Werner Fassbinder e tudo o que se escondia (e ainda se esconde) na sociedade alemã e europeia, com personagens que, hoje, poderiam ser cidadãos a votarem nos extremos políticos que teimam em assombrar a Europa. Na argúcia e impiedade da “comédia italiana” de Luigi Comencini ou Mario Monicelli, filmes que podem fazer rir mas que não procuram confortar o espectador, espelhando diretamente a sua dor, as suas frustrações e a naturalidade com que nos conseguimos transformar em monstros. Num intérprete como Patrick Dewaere, figura trágica do cinema francês que trabalhou na sombra do amigo Gérard Depardieu e no meio dos seus demónios. Ou ainda, por fim, um cineasta árabe a trabalhar na Europa, no século XXI, e que parece querer fazer, deste cinema, um património para os seus poderosos filmes: Abdellatif Kechiche, cuja estreia da mais recente longa-metragem se aguarda e de quem exibimos um olhar realista sobre o que é isso, afinal, de ser estrangeiro numa terra que, julgamos nós, oferece tudo a quem apenas deseja viver a sua vida. Aqui se escondem, neste olhar europeu, as raízes do nosso presente.
 
 
03/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu

Les Choses de la Vie
As Coisas da Vida
de Claude Sautet
França, 1970 - 89 min
 
06/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu

Händler der Vier Jahreszeiten
“O Comerciante das Quatro Estações”
de Rainer W. Fassbinder
Alemanha, 1971 - 89 min
10/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu

Händler der Vier Jahreszeiten
“O Comerciante das Quatro Estações”
de Rainer W. Fassbinder
Alemanha, 1971 - 89 min
10/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu

César et Rosalie
César e Rosália
de Claude Sautet
França, 1972 - 94 min
11/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu

Mimi Metallurgico Ferito Nell’onore
Ferido na Honra
de Lina Wertmüller
Itália, 1972 - 108 min
03/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Les Choses de la Vie
As Coisas da Vida
de Claude Sautet
com Romy Schneider, Michel Piccoli, Lea Massari, Gerard Lartigau, Jean Bouise
França, 1970 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um homem de meia-idade, arquiteto de profissão, sofre um acidente de viação. Enquanto jaz na erva, gravemente ferido, à espera de socorro, uma série de “flashes” fazem-no evocar a vida com a sua mulher, a separação, a ligação com a amante, o filho e a decisão entre duas mulheres a que um acidente vem pôr termo. “Com o simples plano em que a vemos, com lágrimas de alegria, agarrar o telefone e pedir a uma amiga para lhe emprestar o carro, ela (Romy Schneider) é digna de arrancar lágrimas a quem sabe que o eterno se compõe de efémeros” (Gerard Legrand, Positif).
O filme que inaugura a década de ouro do cinema de Claude Sautet, lembrado, também, pelo seu notável trabalho de montagem, e que dá início, numa história de vida ou de morte, a um fulgurante retrato da sociedade francesa. A apresentar em cópia digital.
 
06/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Händler der Vier Jahreszeiten
“O Comerciante das Quatro Estações”
de Rainer W. Fassbinder
com Hans Hirschmüller, Irm Hermann, Hanna Schygulla, Kurt Raab
Alemanha, 1971 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um homem regressa a casa e tenta reconstruir a sua vida laboral e conjugal ao tornar-se num mercador de fruta, ajudado pela sua mulher e outro homem, poucos anos depois do final da guerra. Num dos melhores filmes de toda a obra de Fassbinder, este pequeno conjunto de personagens irá oferecer um olhar humano e fulminante sobre os fantasmas, as divisões, a violência e a autodestruição de uma sociedade, e dos seus cidadãos, que tenta conviver com um passado irreconciliável com a própria vida. Uma obra determinante do cinema europeu do pós-guerra e da carreira de Fassbinder.
 
10/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Händler der Vier Jahreszeiten
“O Comerciante das Quatro Estações”
de Rainer W. Fassbinder
com Hans Hirschmüller, Irm Hermann, Hanna Schygulla, Kurt Raab
Alemanha, 1971 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um homem regressa a casa e tenta reconstruir a sua vida laboral e conjugal ao tornar-se num mercador de fruta, ajudado pela sua mulher e outro homem, poucos anos depois do final da guerra. Num dos melhores filmes de toda a obra de Fassbinder, este pequeno conjunto de personagens irá oferecer um olhar humano e fulminante sobre os fantasmas, as divisões, a violência e a autodestruição de uma sociedade, e dos seus cidadãos, que tenta conviver com um passado irreconciliável com a própria vida. Uma obra determinante do cinema europeu do pós-guerra e da carreira de Fassbinder.
 
10/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
César et Rosalie
César e Rosália
de Claude Sautet
com Yves Montand, Romy Schneider, Sami Frey, Bernard Le Coq, Eva Maria Meineke, Henri-Jacques Huet, Isabelle Huppert
França, 1972 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nova colaboração de Sautet com Romy Schneider, com quem faria vários filmes, juntando-a, desta vez, a Yves Montand, outro rosto do cinema do realizador francês. Na veia dos seus filmes da década de setenta, CÉSAR ET ROSALIE concentra--se na apaixonada e tumultuosa relação de amor entre um casal e um terceiro elemento, antiga paixão da personagem de Schneider. Um olhar comovente, mais uma vez, sobre os sentimentos dilacerantes que existem num grupo de pessoas da classe-média francesa, nos anos Pompidou, nas suas famílias, e em relações que teimam em morrer e renascer. A apresentar em cópia digital.
 
11/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Mimi Metallurgico Ferito Nell’onore
Ferido na Honra
de Lina Wertmüller
com Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Turi Ferro, Agostina Belli, Luigi Diberti
Itália, 1972 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Filme emblemático do seu período da década de setenta, Lina Wertmüller junta a dupla Giancarlo Giannini e Mariangela Melato para contar a história de um improvável casal: um operário que deixa a sua família, em fuga da Máfia siciliana, e que se apaixona por uma militante comunista, em Turim, na sua chegada à cidade. Por várias peripécias (herdadas da “comédia italiana”) e com o panorama político, social e identitário da Itália como pano de fundo, Mimì metallurgico ferito nell’onore traz-nos, no seu estilo excessivo e narrativamente frenético, um olhar mordaz sobre as ruturas, as vinganças e os extremismos da sociedade italiana do final do séc. XX. Primeira exibição na Cinemateca.