29/09/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca Com O Lisbon Arab Film Festival
Leila Wa Al Ziap
“Leila e os Lobos”
de Heiny Srour
com Rafik Ali Ahmad, Nabila Zeitouni
Reino Unido, Líbano, Bélgica, Países Baixos, 1984 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão com apresentação
Realizadora relevantíssima no panorama do cinema árabe, Heiny Srour foi a primeira mulher a fazer filmes no Líbano, centrando os seus temas numa abordagem do mundo feminino e no lugar político das mulheres no mundo árabe. LEILA WA AL ZIAP é o seu único filme ficcional, e conta a história de Leila, uma estudante libanesa exilada em Londres que viaja no tempo pela História das mulheres libanesas e palestinianas e as suas condições sociais ao longo do século XX, fazendo uma revisão da memória árabe de acordo com uma perspetiva feminina através de reinterpretações de imagens de arquivo.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
29/09/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca Com O Lisbon Arab Film Festival
Saat El Tahrir Dakkat, Barra Ya Isti Mar
“Chegou a Hora da Liberação”
de Heiny Srour
Reino Unido, Líbano, França, 1974 - 62 min
legendado eletronicamente em português | M/12
SAAT EL TAHRIR DAKKAT, BARRA YA ISTI MAR, de Heiny Srour, é o primeiro filme alguma vez realizado por uma mulher libanesa, constituindo por isso um documento único para a História quer do cinema do Líbano, mas também de Omã, onde foi filmado. Entre 1971 e 1974 a realizadora viajou para Dhofar, no Omã em plena guerra civil para acompanhar um movimento guerrilheiro, democrático e feminista que lutava contra o Sultanato de Omã pela liberação secular, fazendo um retrato de uma tentativa de reforma social e do papel político das mulheres numa sociedade árabe.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
30/09/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca Com O Lisbon Arab Film Festival
Seuils Interdits | Al Ôrs/La Noce
SEUILS INTERDITS
de Ridha Behi
com Raouf Ben Yaghlane, Christine Berg
Tunísia, 1972 – 35 min

AL ÔRS/LA NOCE
de coletivo Nouveau Théâtre de Tunis
com Jalila Baccar, Fadhel Jaziri, Fadhel Jaibi, Mohamed Driss
Tunísia, 1978 – 92 min

Duração total da projeção: 129 min
legendados eletronicamente em português | M/16
Adaptação de uma peça de teatro, por sua vez inspirada em A Boda dos Pequenos Burgueses, de Bertolt Brecht, a ação de LA NOCE decorre após o jantar que tradicionalmente encerra o sétimo dia do casamento. “AL ÔRS é uma rapsódia de material disperso que se funde num todo unificado, onde todas as suas facetas se encaixam perfeitamente” (Hédi Khélil, Bologna 2025). A abrir a sessão, SEUILS INTERDITS retrata o destino trágico de um jovem vendedor de rua levado a transgredir os tabus sexuais, políticos e religiosos de uma sociedade conservadora. Aqui, o interdito não é apenas o do título: controverso, o filme foi durante muito tempo proibido na Tunísia. Os dois filmes são aqui apresentados pela primeira vez, em novas cópias digitais recentemente restauradas pela Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui