CICLO
Inéditos Pierre Coulibeuf


Esta programação de inéditos retorna à singular obra do cineasta e artista plástico Pierre Coulibeuf, depois da sua presença num outro ciclo de filmes nunca antes apresentados na Cinemateca no ano de 2010 e no contexto da inauguração de uma nova exposição do seu trabalho em Lisboa, na Galeria FOCO de 7 de julho a 7 de agosto, comissariada por Ana Rita e Hugo Barata. No seu “experimentalismo ficcional”, o cinema de Coulibeuf assume-se como prática de criação transversal às várias disciplinas artísticas. O seu trabalho não se resume aliás à sala de cinema, figurando também no mundo da arte contemporânea através das suas instalações. Na comunicação entre o cinema e as artes plásticas e performáticas, Coulibeuf interessa-se primordialmente pelas ideias de passagem e transformação, substancializadas em novas visões e perceções do mundo e nos conceitos de realidade patentes na construção de um “espaço de ficção”, seu e dos vários artistas com os quais trabalhou nos seus filmes, e que nos permitem uma entrada nos mundos de figuras como Pierre Klossowski, Marina Abramovich, Meg Stuart ou Jan Fabre, artista retratado num dos filmes agora exibidos, DOCTOR FABRE WILL CURE YOU.
 
08/07/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Inéditos Pierre Coulibeuf

Enigma | Dédale
duração total da projeção: 54 min | M/16
 
09/07/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Inéditos Pierre Coulibeuf

Doctor Fabre Will Cure You
de Pierre Coulibeuf
França, 2013 - 60 min
 
08/07/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Inéditos Pierre Coulibeuf
Enigma | Dédale
duração total da projeção: 54 min | M/16
com as presenças de Pierre Coulibeuf e Vânia Rovisco
ENIGMA
de Pierre Coulibeuf
com Vânia Rovisco, Andresa Soares
França, 2022 – 27 min / sem diálogos

DÉDALE
de Pierre Coulibeuf
com Vânia Rovisco, Matheus Walter
França, 2009 – 27 min / legendado em francês e eltronicamente em português

Os dois filmes reunidos nesta projeção situam-se no intervalo entre a arte, a performance e o espaço. ENIGMA move-se entre a ficção e a performance, na viagem de duas mulheres que atravessam diferentes espaços da abadia de Neimünster, no Luxemburgo, atraídas por uma “canção de sereias” que os preenche. Cada espaço dá lugar a uma performance que marca a sua relação com a abadia e com a sua história. DÉDALE apropria-se cinematograficamente da forma labiríntica do edifício da fundação Iberê Camargo, projetado por Álvaro Siza Vieira, para construir uma ficção experimental que evoca as figuras mitológicas de Ariana e Teseu, construindo uma performance que contacta com o edifício e com as obras de Iberê Camargo, como que entre a luz (do edifício) e a escuridão (das pinturas do artista).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
09/07/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Inéditos Pierre Coulibeuf
Doctor Fabre Will Cure You
de Pierre Coulibeuf
com Jan Fabre, Ivana Jozic
França, 2013 - 60 min
legendado eletronicamente em português | M/16
com a presença do realizador e seguido de debate com Ana Rito e Hugo Barata
O segundo filme de Pierre Coulibeuf sobre Jan Fabre, depois da fantasmagoria de LES GUERRIERS DE LA BEAUTÉ (apresentado na Cinemateca em 2010), DOCTOR FABRE WILL CURE YOU retorna às performances e coreografias do consagrado artista belga. Seguindo o seu universo imaginário, Coulibeuf desenha um retrato ficcionado, que se fragmenta entre as suas performances, desconstruindo a ideia de identidade através das diversas “máscaras” e “disfarces” que encarna. A seguir à projeção terá lugar uma mesa-redonda sobre a obra de Pierre Coulibeuf com a participação do próprio e de Ana Rito e Hugo Barata, curadores da exposição patente na Galeria FOCO. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui