CICLO
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado


Em colaboração com o Bulgarian National Film Archive e com o apoio da Embaixada da República da Bulgária em Portugal
Apesar dos anos 30 do século passado terem sido a década fundadora do cinema búlgaro, foi só no pós-Segunda Guerra Mundial, debaixo do regime soviético, que todo um modo de produção floresceu, destacando-se, desde logo, no campo da animação, onde Todor Dinov, o realizador de MARGARITKA (1965), se assumiu como figura de proa. Se no âmbito da animação é relativamente conhecida e reconhecida a existência de uma pujante “Escola Búlgara”, sobre as obras de imagem real, com pessoas de carne e osso, o desconhecimento é grande, ainda que este cinema adulto e politizado tenha recebido alguma atenção dos exibidores no Portugal saído da Revolução dos Cravos e apesar de a Cinemateca Portuguesa o ter celebrado no passado, nomeadamente em 1983, com a programação de uma “Semana do Cinema Búlgaro”, sendo certo que apenas um dos títulos deste programa é agora reprogramado, LACHENITE OBUVKI NA NEZNAYNIYA VOIN/O Soldado Desconhecido, de Rangel Valchanov.
No seu estudo de 2008 intitulado New Bulgarian Cinema, nota Dina Iordanova que, durante o período comunista (1945-1989), cerca de 600 filmes foram produzidos num regime centralizado, do ponto de vista da produção e da distribuição. A autora sublinha, com indisfarçável melancolia, como a “indústria” perdeu algum fulgor no pós-Perestroika: desde 1989 que o cinema búlgaro aprende a sobreviver num mercado global e hipercompetitivo. Talvez isto explique que, Iordanova de novo, “em ocasiões recentes, quando os críticos foram chamados para nomearem os melhores filmes de sempre da Bulgária, a maior parte das listas tenha títulos datados dos anos 60 e 70 do século passado”. Só um dos títulos desta seleção foge a esta tendência geral. Aliás, dois cineastas de peso da cinematografia búlgara, como são Rangel Valchanov e Binka Jeliaskova, enfrentaram grandes dificuldades em prosseguir com as suas carreiras após 1989. Com efeito, Jeliaskova, a despeito de ser uma desalinhada do regime anterior, não realizou mais nenhum filme.
A seleção aqui reunida revela, enfim, alguns dos títulos mais significativos deste período dourado do cinema búlgaro e se há algo que os liga entre si é precisamente este diálogo com o passado a partir de um presente algo instável, em relação ao qual sentimentos de ceticismo e desencanto se insinuam, acabando por tomar conta do mundo das personagens. Olha-se para trás para se perceber – e às vezes, por entre os pingos das limitações impostas pelo regime – que este porventura não foi o país por que “lutámos” e que “sonhámos”, quando “éramos jovens”, enfim citando o título do filme de Jeliaskova deste programa, ela que foi resistente antinazi durante o tempo da Guerra, tal qual a heroína de A BYAHME MLADI/“Éramos Jovens”.
O presente programa foi concebido em colaboração com a Embaixada da Bulgária e o Arquivo Nacional da Bulgária e surge na sequência de “Os Dias do Cinema Português”, Ciclo concebido em articulação com a Embaixada de Portugal na Bulgária e o Instituto Camões, que teve lugar em Sófia no passado mês de abril. Todos os filmes a exibir, à exceção de O Soldado Desconhecido, são primeiras apresentações na Cinemateca.
 
 
09/10/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado

Koziyat Rog
“O Corno de Cabra”
de Metodi Andonov
Bulgária, 1972 - 105 min
 
10/10/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado

Moreto
“O Mar”
de Petar Donev
Bulgária, 1967 - 64 min
11/10/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado

Koziyat Rog
“O Corno de Cabra”
de Metodi Andonov
Bulgária, 1972 - 105 min
11/10/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado

A Byahme Mladi
“Éramos Jovens”
de Binka Jeliaskova
Bulgária, 1961 - 110 min
12/10/2024, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado

Moreto
“O Mar”
de Petar Donev
Bulgária, 1967 - 64 min
09/10/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado
Koziyat Rog
“O Corno de Cabra”
de Metodi Andonov
com Katya Paskaleva, Anton Gorchev, Milen Penev
Bulgária, 1972 - 105 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
História de amor e de vingança ambientada na Bulgária sob o domínio otomano, em pleno século XVII, KOZIYAT ROG deverá ser um dos filmes mais amados e celebrados do moderno cinema búlgaro (há quem o apelide de “CITIZEN KANE do cinema búlgaro” tal a unanimidade, ainda que se assemelhe, no fundo e na forma, a um “A FONTE DA VIRGEM proveniente da Bulgária”). Um grupo de turcos viola a mulher de Karaivan enquanto este se encontrava nas montanhas a cuidar das suas cabras. A mulher morre perante o olhar de Maria, a sua pequena filha. Karaivan toma a decisão de educar a sua filha como se fosse um rapaz com o intuito de um dia consumar a vingança, envergando como arma um afiado corno de cabra. Metodi Andonov, que morreria prematuramente pouco tempo depois da realização deste filme, assina um conto de vingança shakespeariano com uma atuação notável de Katya Paskaleva, interpretando dois papéis.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui


 
10/10/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado
Moreto
“O Mar”
de Petar Donev
com Stefan Danailov, Severina Teneva, Itschak Fintzi
Bulgária, 1967 - 64 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Um drama inquietante e absurdista, com o seu quê de antonioniano, sobre um casal de jovens que pode ou não ter incorrido num crime de atropelamento na noite em que participou numa corrida de carros a bordo de um Mercedes. Mas até que ponto pode esta culpa ter “aderência” à realidade ou não passar de um fantasma que assombra a existência do casal? Stefan Danailov, um dos atores mais amados da Bulgária, vencedor em 2014 de um prémio de carreira nos Bulgarian Film Academy Awards, contracena com Severina Teneva, atriz formada no teatro que faleceu aos 38 anos de idade vítima de cancro. A exibir em cópia digital restaurada. A seguir à projeção de dia 12 haverá uma mesa-redonda sobre o Ciclo no contexto da História do cinema búlgaro com a participação de Rosen Spasov e Angel Radev do Bulgarian National Film Archive.

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11/10/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado
Koziyat Rog
“O Corno de Cabra”
de Metodi Andonov
com Katya Paskaleva, Anton Gorchev, Milen Penev
Bulgária, 1972 - 105 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
História de amor e de vingança ambientada na Bulgária sob o domínio otomano, em pleno século XVII, KOZIYAT ROG deverá ser um dos filmes mais amados e celebrados do moderno cinema búlgaro (há quem o apelide de “CITIZEN KANE do cinema búlgaro” tal a unanimidade, ainda que se assemelhe, no fundo e na forma, a um “A FONTE DA VIRGEM proveniente da Bulgária”). Um grupo de turcos viola a mulher de Karaivan enquanto este se encontrava nas montanhas a cuidar das suas cabras. A mulher morre perante o olhar de Maria, a sua pequena filha. Karaivan toma a decisão de educar a sua filha como se fosse um rapaz com o intuito de um dia consumar a vingança, envergando como arma um afiado corno de cabra. Metodi Andonov, que morreria prematuramente pouco tempo depois da realização deste filme, assina um conto de vingança shakespeariano com uma atuação notável de Katya Paskaleva, interpretando dois papéis.

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11/10/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado
A Byahme Mladi
“Éramos Jovens”
de Binka Jeliaskova
com Dimitar Buynozov, Rumyana Karabelova, Lyudmila Cheshmedzhieva
Bulgária, 1961 - 110 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Nome maior da Nova Vaga búlgara, Binka Jeliaskova assina a sua longa-metragem de estreia, uma história trágica de amor plenamente imersa no contexto histórico da Segunda Guerra Mundial, numa Bulgária sob ocupação. Baseada na sua própria história de vida, ao lado do marido (e aqui argumentista) Hristo Ganev, Jeliaskova, mostra, num estilo cinematográfico extraordinariamente expressivo, a realidade dos resistentes antinazis, lutando mas não esquecendo de amar perante o avanço das tropas nazis. Dimo e Veska lutam pela sua pátria e pelo seu amor, num clima de grande desconfiança, inclusive entre “camaradas de armas”, e face a um futuro incerto. Venceu o prémio principal do Festival de Moscovo e foi um sucesso popular retumbante, tendo sido visto pela maioria dos búlgaros aquando da sua primeira passagem pelas salas.

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12/10/2024, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado
Moreto
“O Mar”
de Petar Donev
com Stefan Danailov, Severina Teneva, Itschak Fintzi
Bulgária, 1967 - 64 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Um drama inquietante e absurdista, com o seu quê de antonioniano, sobre um casal de jovens que pode ou não ter incorrido num crime de atropelamento na noite em que participou numa corrida de carros a bordo de um Mercedes. Mas até que ponto pode esta culpa ter “aderência” à realidade ou não passar de um fantasma que assombra a existência do casal? Stefan Danailov, um dos atores mais amados da Bulgária, vencedor em 2014 de um prémio de carreira nos Bulgarian Film Academy Awards, contracena com Severina Teneva, atriz formada no teatro que faleceu aos 38 anos de idade vítima de cancro. A exibir em cópia digital restaurada. A seguir à projeção de dia 12 haverá uma mesa-redonda sobre o Ciclo no contexto da História do cinema búlgaro com a participação de Rosen Spasov e Angel Radev do Bulgarian National Film Archive.


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