02/09/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
The Long Day Closes
Aqueles Longos Dias
de Terence Davies
com Leigh McCormack, Marjorie Yates, Anthony Watson
Reino Unido, 1992 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
THE LONG DAY CLOSES, filme de claras ressonâncias autobiográficas (como muito do cinema do realizador), é também o seu filme de maior exposição, aquele onde o cineasta nos dá acesso à matriz do seu olhar, à sua formação cinéfila e à sua desmesurada paixão pelo cinema musical de Hollywood, em particular, a sua desmesurada paixão por Doris Day. Realizado logo após DISTANT VOICES, STILL LIVES, o filme prossegue o retrato da sua infância na Liverpool dos anos do pós-Guerra: a vida em família, os rituais e tradições, as alegrias e também as tragédias. O cinzentismo britânico (o catolicismo, o
bullying, o sistema de ensino) é transfigurado pelo olhar maravilhado de uma criança que descobre as imagens dos filmes americanos e as melodias que deles emanam. Uma viagem pela memória e pelas fantasias da memória.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
Distant Voices, Still Lives
Vozes Distantes, Vidas Suspensas
de Terence Davies
com Freda Bowie, Peter Postlethwaite, Angela Walsh, Diane McBain
Estados Unidos, 1988 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Terence Davies revelou-se na longa-metragem com DISTANT VOICES, STILL LIVES, uma estreia que lhe daria, desde logo, o Prémio da Crítica no Festival de Cannes e no Festival de Toronto e o Leopardo de Ouro em Locarno. Uma deslumbrante sucessão de “vinhetas”, com os seus planos fixos e lentos movimentos de câmara, que parecem deslizar ao som da música que lhes serve de fundo. Uma aliança perfeita de imagem e som, que é também um fabuloso exercício de memória inspirado que é nas recordações de infância do realizador, nos anos 50. Um retrato mundano e operático da vida de uma família de classe trabalhadora da zona de Liverpool, onde uma série de personagens vivem atormentadas pela figura de um pai violento. Intimidade e beleza, amor e luto, tudo aquilo que viria a definir o cinema de Terence Davies. O filme é apresentado em nova cópia digital restaurada.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
04/09/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
The Terence Davies Trilogy
Children – Madonna And Child – Death And Transfiguration
de Terence Davies
com Phillip Mawdsley, Nick Stringer, Valerie Lilley
Reino Unido, 1976-1983 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A personagem de Robert Tucker percorre as três primeiras curtas-metragens realizadas por Terence Davies – um claro
alter ego do realizador. Desenvolvida ao longo de quase uma década, a trilogia apresenta Tucker na infância (CHILDREN), descrevendo as suas dificuldades de integração no ambiente escolar e a perda do pai, regressa a ele na meia-idade (MADONNA AND CHILD), entre o recalque da sua homossexualidade e a relação de dependência com a mãe e a fé católica, e, na terceira e última curta (DEATH AND TRANSFIGURATION), imagina a sua própria morte. Cada um destes três filmes constitui o processo de aprendizagem do próprio Terence Davies, que escreveu o primeiro filme na Coventry Drama School e realizou o segundo na National Film School – recorde-se que Davies trabalhou como contabilista durante mais de uma década e que só perto dos 30 anos decidiu estudar cinema. Os filmes da trilogia são apresentados pela primeira vez na Cinemateca.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
05/09/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
Young At Heart
Apaixonadas
de Gordon Douglas
com Doris Day, Frank Sinatra, Gig Young
Estados Unidos, 1954 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Terence Davies adorava Doris Day. Talvez o mais certo seja dizer, idolatrava-a! “Ela corporiza a própria ideia de perfeição”. E tudo porque, quando tinha apenas 11 anos, entrou numa sala de cinema e viu YOUNG AT HEART – o musical onde, pela primeira vez, Doris Day contracenou com Frank Sinatra. De facto, este é um filme obsessivo para Davies: uma das suas canções aparece em THE LONG DAY CLOSES, o realizador refere-o em OF TIME AND THE CITY e, em entrevista, explicou que o filme influenciou (subconscientemente) THE DEEP BLUE SEA. Na última edição da sondagem da revista
Sight and Sound, entre os dez melhores filmes de sempre escolhidos pelo realizador encontra-se YOUNG AT HEART, seguido da justificação “Porque tem a Doris Day!”. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
05/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
The Neon Bible
A Bíblia de Neon
de Terence Davies
com Gena Rowlands, Diana Scarwid, Denis Leary, Jacob Tierney, Drake Bell
Reino Unido, 1995 - 92 min
legendado em português | M/12
A terceira longa-metragem da Terence Davies marca uma mudança de paradigma no seu percurso: afasta-se do registo estritamente autobiográfico, lança-se, pela primeira vez, na adaptação de uma obra literária preexistente (algo que marcará muita da sua produção subsequente) e, por fim, entrega-se ao retrato histórico dos EUA (algo que será outra das suas posteriores recorrências). No entanto, Davies continua a filmar a personagem de um adolescente tímido entre uma mãe desequilibrada (Diana Scarwid) e um pai violento (Denis Leary). Eis senão quando aparece a desarmante e desconcertante Gena Rowlands para soltar o imaginário evangélico daquela pequena povoação rural. Um dos filmes mais ambiciosos do realizador, onde o poder do artifício se alia à elegância dos gestos. Primeira apresentação na Cinemateca.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui