CICLO
Com a Linha de Sombra


Nesta rubrica regular feita em parceria com a livraria da Cinemateca apresentamos em junho três sessões. A primeira sessão resulta do lançamento em DVD pela Cinemateca Portuguesa do filme CERROMAIOR, obra incontornável de Luís Filipe Rocha, em parceria com a Academia Portuguesa de Cinema. Selecionado para o Festival de Cannes de 1981, CERROMAIOR é a adaptação cinematográfica do romance homónimo de Manuel da Fonseca. Esta edição bilingue inclui uma brochura com fotografias de rodagem e outros elementos especiais sobre a obra, um fac-símile do cartaz original do filme e uma entrevista inédita ao realizador.  A segunda sessão integra o ÍmPares, um ciclo de encontros dedicado a formas de atenção a objetos artísticos que tem vindo a decorrer na Linha de Sombra e que se conclui agora, partindo cada encontro de uma analogia entre duas obras literárias/fílmicas. Desta vez, o filme a exibir é YOUNG AND INNOCENT (Alfred Hitchcock) e à projeção segue-se uma conversa na sala de cinema com João Figueiredo e Joana Matos Frias sobre esta obra estabelecendo paralelos com Lycidas, elegia pastoril escrita pelo poeta John Milton na sua juventude, e iluminando como, em disciplinas muito diferentes e a três séculos de distância, as preocupações de um e de outro foram semelhantes.  A terceira sessão do mês tem como pretexto a apresentação do livro A Vida de Um Artista: Américo Leite Rosa - A Minha Memória, de Maria Manuel Gomes Rosa Freire. Ao lançamento na livraria Linha de Sombra segue-se a exibição de dois filmes realizados por Américo Leite Rosa: LENDA DAS AMENDOEIRAS e PASSAGEM DE NÍVEL.
 
 
03/06/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com a Linha de Sombra

Cerromaior
de Luís Filipe Rocha
Portugal, 1980 - 90 min | M/12
 
07/06/2024, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com a Linha de Sombra

Young and Innocent
de Alfred Hitchcock
Reino Unido, 1937 - 83 min
21/06/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com a Linha de Sombra

Passagem de Nível
duração total da projeção: 88 min | M/12
03/06/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Cerromaior
de Luís Filipe Rocha
com Carlos Paulo, Clara Joana, Ruy Furtado, Elsa Wallenkamp
Portugal, 1980 - 90 min | M/12
Com a presença de Luís Filipe Rocha
Inspirado no romance homónimo de Manuel da Fonseca e noutros contos com o mesmo tema, Luís Filipe Rocha realizou um dos filmes portugueses de maior destaque na década de oitenta: retrato do horizonte sem fim e das vidas sem horizonte do Alentejo e representação do conflito entre os trabalhadores rurais e os latifundiários, acompanhando as frustrações românticas do filho de um proprietário. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
07/06/2024, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Young and Innocent
de Alfred Hitchcock
com Nova Pilbeam, Derrick de Marney, Percy Marmont, Mary Clare
Reino Unido, 1937 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão seguida de conversa com João Figueiredo e Joana Matos Frias
Entre os grandes filmes de Hitchcock, YOUNG AND INNOCENT é um dos menos reconhecidos, embora se inclua na fase mais rica do seu período inglês. Ilustrando um dos temas centrais do seu cinema, a transferência da culpa, Hitchcock faz um grande filme sobre a questão do “falso culpado” que procura descobrir o autor do crime de que é acusado. YOUNG AND INNOCENT contém um dos grandes tours de force técnicos de Hitchcock: o longo travelling que atravessa a sala de baile para mostrar o criminoso entre os membros da orquestra. Uma das suas obras-primas. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
21/06/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Passagem de Nível
duração total da projeção: 88 min | M/12
Por razões de ordem técnica inultrapassáveis, não será possível exibir a curta-metragem LENDA DAS AMENDOEIRAS programada para esta sessão, mantendo-se apenas a apresentação do filme PASSAGEM DE NÍVEl, de Américo Leite Rosa. Apresentamos as nossas desculpas por qualquer inconveniente causado por esta alteração.

Sessão apresentada por Maria Manuela Gomes Rosa Freire
PASSAGEM DE NÍVEL
de Américo Leite Rosa
com Madalena Iglésias, Virgílio Teixeira, Wilma Palmer, Canto e Castro
Portugal, 1965 – 88 min

Américo Leite Rosa trabalhou como decorador em vários filmes portugueses na década de 40 para depois assinar alguns títulos como realizador, nomeadamente vários documentários de curta-metragem e uma única longa de ficção, PASSAGEM DE NÍVEL (1965). Neste filme, Carla (interpretada por Madalena Iglésias), uma cançonetista célebre filha de um importante construtor civil, conhece acidentalmente o arquitecto Eduardo (Virgílio Teixeira), nascendo entre ambos uma atração. Mas uma sombra do passado de Eduardo irá perturbar o idílio romântico. Primeira apresentação na Cinemateca.