02/12/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
THE DAY I MET CARUSO
de Frank Borzage
com Sandy Descher, Lotfi Mansouri, Bill Walker
Estados Unidos, 1956 - 26 min
A TICKET FOR THADDEUS
de Frank Borzage
com Edmund O’Brien, Alan Hale Jr., Narda Onyx
Estados Unidos, 1956 - 25 min
A poeta, dramaturga e argumentista Zoe Akins (cuja peça
daddy’s gone a-hunting fora adaptada por Borzage em 1925 como um filme mudo) escreveu o guião de THE DAY I MET CARUSO, quase evangélico na sua simplicidade: Elizabeth (Sandy Descher), uma menina muito sábia de uma austera família
quaker, faz uma viagem de comboio e partilha a carruagem com o tenor de ópera Enrico Caruso (Lotfi Mansouri), durante uma digressão pelos Estados Unidos. Com a sua pureza
quaker, Elizabeth critica Caruso pela sua extravagância, pois ele tem “demasiadas peles caras no seu casaco, beija demasiadas senhoras sem qualquer motivo”. Caruso ensina-a a jogar às cartas e começa a cantar-lhe árias, à medida que a mente de Elizabeth se vai abrindo. “O amor é equiparado à música e a música ao céu”, escreveu Hervé Dumont sobre a mais pessoal obra televisiva de Borzage, acrescentando que “a preeminência da música como elo imaterial e veículo de felicidade é uma constante em todo o seu trabalho de som”. Em A TICKET FOR THADDEUS, Borzage voltou a trabalhar com um parceiro da era do mudo, o diretor de fotografia Paul Ivano (STREET ANGEL, QUEEN KELLY) numa história devastadora sobre um marceneiro polaco (Edmund O’Brien), um sobrevivente de um campo de concentração nazi recentemente instalado em Los Angeles, cujo medo de uniformes se transforma num insuportável terror quando tem um acidente de carro, que o leva a enfrentar a polícia e os tribunais norte-americanos. Esta fábula realista é também uma obra fundamental de A.I. Bezzerides, que escreveu o argumento, e é notável encontrar, na programação televisiva de 1956, a câmara de Borzage/Ivano a esculpir o espaço, e os
close-ups, especialmente de Narda Onyx (que interpreta a filha do protagonista), com a intimidade do cinema mudo.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui