23/09/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: Yvonne Rainer
Film About a Woman Who…
de Yvonne Rainer
com Dempster Leech, Shirley Soffer, John Erdman, Renfreu Neff, Yvonne Rainer
Estados Unidos, 1974 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma meditação sobre a ambivalência das relações amorosas ao acompanhar uma mulher cuja insatisfação sexual mascara uma enorme raiva. Rainer chegou a colocar a seguinte questão: “Pode a apresentação de um conflito social no cinema ou a experiência do amor e do ciúme ser revitalizada através de uma deslocação dos clichés das soap operas ou do melodrama?”. Esta segunda longa-metragem da cineasta parece procurar a resposta a esta questão ao relatar uma tempestuosa relação com recurso a intertítulos, voz off, imagens fixas e outras soluções menos convencionais, expandindo assim as estratégias da longa de estreia, LIVES OF PERFORMERS.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/09/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: Yvonne Rainer
Journeys From Berlin/1971
de Yvonne Rainer
com Annette Michelson, Ilona Halberstadt, Gabor Vernon, Chad Wollen, Yvonne Rainer, Ruth Rainero, Amy Taubin, Vito Acconci
Estados Unidos, Reino Unido, Républica Federal da , 1980 - 125 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Neste filme Yvonne Rainer realiza uma cáustica meditação sobre a psicanálise, mas também sobre a violência, o ornamento de massa, o feminismo e a ação dos Baader-Meinhof e as ramificações do terrorismo. “Será JOURNEYS FROM BERLIN/1971 autobiografia ou ficção?”. “Trata-se de dadaísmo de vaudeville ou investigação fílmica legítima?”. Perguntou a própria realizadora, apontando para a radicalidade do seu filme. Tendo como protagonista a conhecida crítica e teórica, Annette Michelson, que acompanhou de perto o trabalho de Rainer e de vários músicos e artistas seus contemporâneos, Michelson desempenha aqui o papel de uma paciente sujeita a sessões de psicanálise.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
26/09/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: Yvonne Rainer
Lives of Performers
de Yvonne Rainer
com John Erdman, Valda Setterfield, Shirley Soffer, Fernando Torm
Estados Unidos, 1972 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A longa de estreia de Rainer parte originalmente de uma performance de dança por si coreografada. Um acutilante e revelador estudo sobre alianças românticas, que examina o dilema de um homem que não consegue escolher entre duas mulheres, provocando o sofrimento a ambas. O filme da transição de uma obra que anuncia o interesse de Rainer por “histórias de mulheres”, mas também todo o seu trabalho em torno do anti-ilusionismo, a aversão ao “espectáculo” e o recurso a uma multiplicidade de imagens e materiais: fotografias, quadros, fragmentos de texto, ensaios de dança e uma multiplicidade de vozes que se cruzam e confluem num todo.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/09/2023, 18h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Queer Lisboa: Yvonne Rainer
Rainer Variations
de Charles Atlas
com Gregg Bordowitz, Kathleen Chalfont, Richard Move, Yvonne Rainer
Estados Unidos, 2002 - 42 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Fazendo uso de imagens de arquivo e novos vídeos, trata-se de um documentário descrito pelo seu próprio autor como “sous rature”/sob rasura, com todo o significado que estas palavras podem ter. Neste seu retrato da realizadora e coreógrafa Yvonne Rainer, Atlas subverte convenções de género de forma a colocar algumas das mesmas questões que há muito fazem mover Rainer. Numa extensa entrevista de Rainer ao longo do filme, a montagem de Atlas introduz os quatro performers (Rainer entre eles), que encenam e reencenam a entrevista, baralhando e sobrepondo imagens e registos, criando um palimpsesto-vídeo de teatralidade e ambiguidade. Filme seguido de debate sobre a obra de Yvonne Rainer, organizado em parceria com a BoCA - Bienal of Contemporary Arts, com as participações da escritora, artista, performer e ativista Gisela Casimiro, do coreógrafo, curador e investigador, João dos Santos Martins e de Jorge Jácome, realizador de cinema. O debate tem moderação de Cláudia Galhós, jornalista, e de Joana Ascensão, programadora da Cinemateca.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/09/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: Yvonne Rainer
Feelings Are Facts: The Life of Yvonne Rainer
de Jack Walsh
com Yvonne Rainer, B. Ruby Rich, Wendy Perron, Steve Paxton, Carolee Schneemann, Su Friedrich
Estados Unidos, 2015 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em 1962, Yvonne Rainer e um grupo de coreógrafos independentes revolucionaram a dança ao introduzir nela movimentos quotidianos, como caminhar e correr, ou a própria linguagem oral. No início dos anos 70, introduziu a narrativa no cinema de vanguarda americano, subvertendo um género dominado por outras formas, e em anos posteriores regressou à dança. Um documentário em que Jack Walsh que acompanha a vida e a carreira de Yvonne Rainer, num momento em que depois dos seus oitenta anos esta regressa à coreografia, continuando a criar peças vibrantes que fundem disciplinas artísticas e convidam o público a questionar os próprios pressupostos da dança.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui