CICLO
Centenário do Cinema de Animação Português


Na terceira sessão do programa mensal com que, ao longo de 2023, a Cinemateca - em colaboração com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa - assinala o centenário do cinema de animação português, o foco é nas mulheres realizadoras. Desde o final da década de 1990, que a presença feminina nos créditos de realização dos filmes de animação produzidos em Portugal se tornou cada vez mais frequente. Para além do seu nome mais consagrado, Regina Pessoa, existem hoje mais do que duas dezenas de autoras de animação cujos trabalhos têm conhecido amplo reconhecimento nacional e internacional. Esta sessão dá conta do trabalho de várias delas, ficando reservada uma segunda sessão até ao final do ano com nomes da mais nova geração.
 
 
02/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Centenário do Cinema de Animação Português

Sessão curtas-metragens de Mulheres Realizadoras
duração total da projeção: 70 minutos | M/12
 
02/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Centenário do Cinema de Animação Português
Sessão curtas-metragens de Mulheres Realizadoras
duração total da projeção: 70 minutos | M/12
Sessão com apresentação e seguida de debate
SELO OU NÃO SÊ-LO
de Isabel Aboim Inglez
com Ana Brandão
Portugal, 2006 – 9 min

NESTE NATAL EU QUERIA
de Graça Gomes
Portugal, 1998 – 3 min

FRAGMENTOS DE SAL
de Cristina Teixeira
Portugal, 2000 – 8 min

INTERSTÍCIOS
de Marina Estela Graça
Portugal, 2001 – 6 min

COISAS & LOIÇAS
de Sandra Santos
Portugal, 2001 – 6 min

PARA O IGLOO DA AVOZINHA
de Sandra Ramos
Portugal, 2003 – 2 min

A DAMA DA LAPA
de Joana Toste
Portugal, 2004 – 5 min

HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ
de Regina Pessoa
Portugal, Canadá, França, 2005 – 8 min

MULHER
de Irina Calado
Portugal, 2005 – 5 min

THE TAILOR’S KISS
de Joana Bartolomeu
Portugal, 2005 – 10 min

AS MÁQUINAS DE MARIA
de Marta Madureira
Portugal, 2003 – 8 min

Os onze filmes conjugados nesta sessão, feitos de acordo com um variadíssimo leque de abordagens à animação, são demonstrativos da determinante importância do olhar feminino na realização de cinema de animação portuguesa desde o início do século XX. SELO OU NÃO SÊ-LO desenha o pensamento e a imaginação de uma menina que recebe o inusitado convite para beber chá com a Rainha de Inglaterra. NESTE NATAL EU QUERIA é um filme sobre a partilha e sobre dois pequenos irmãos que fazem cada um a sua lista de prendas para o Natal, sendo surpreendidos pela prenda que o Pai Natal lhes reserva. Influenciado pela poesia de Al Berto, FRAGMENTOS DE SAL é uma curta realizada em areia sobre a procura da identidade, os “(des)encontros com o Outro” através do “confronto com os elementos primordiais”. INTERSTÍCIOS é um exercício formal que explora a coreografia transversal à imagem fílmica e às artes plásticas, salientando a “relação geométrica e diacrónica entre elementos cujas formas se mantêm, mais ou menos reconhecíveis entre fotogramas”. COISAS & LOIÇAS parte de uma encomenda feita pelo Museu Nacional Soares dos Reis com a intenção de montar uma narrativa divertida em torno das peças da exposição de Faiança Portuguesa, no âmbito da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura. PARA O IGLOO DA AVOZINHA, inspira-se num texto de Gilbert Lascaux, fazendo uma exploração visual da história de uma menina de vermelho e da sua relação com a avó e com a neve. Numa história policial preenchida de enredos e tumultos, a DAMA DA LAPA não tem explicação melhor do que a da sua sinopse: Haaaaa?meu amor?vrrrumm, hhoooo?pum pum?socorro?ra-ta-ta-ta-ta?grrrrr?tchac?hããaan?uauuuu!!!!!!?. HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ, aclamado e premiado filme de Regina Pessoa, lida com a diferença e com a singularidade pessoal face à integração social na pele de uma menina “diferente”, que se isola face à intolerância da sua comunidade. MULHER é a primeira de seis pequenas histórias que compõem uma série sobre o quotidiano e a intimidade feminina. THE TAILOR’S KISS é um obscuro filme feito com marionetas sobre o desespero de um alfaiate perante a solidão e a perda da sua amada. AS MÁQUINAS DE MARIA levam-nos a um mundo “mecanizado, de porcas e parafusos”, e à imaginação de Maria, cujo passatempo preferido é inventar máquinas.

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