CICLO
Cinema, Cem Anos de Juventude: Os Motivos no Cinema


O programa pedagógico Cinema, Cem Anos de Juventude, que integra o programa pedagógico O Mundo à Nossa Volta da associação Os Filhos de Lumiére, é um projeto experimental de iniciação ao cinema. Coordenado pela Cinemateca Francesa, este projeto reúne, a uma escala internacional, profissionais de cinema, professores, escolas, salas de cinema, associações, cinematecas, festivais de cinema. Criado em França em 1995, na celebração dos cem anos de cinema, coordenado a nível pedagógico por Nathalie Bourgeois (que criou e foi responsável do Serviço Educativo da Cinemateca Francesa durante mais de 20 anos) e Alain Bergala (cineasta, crítico de cinema, autor de obras sobre cineastas como Jean-Luc Godard e Abbas Kiarostami e sobre a pedagogia da transmissão de cinema, professor de La Fémis, da Université III),  tem vindo a ser desenvolvido em vários países, incluindo Portugal, através da associação Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, desde o ano letivo de 2006–2007.
O projeto, que reúne atualmente 16 países, trabalha uma metodologia que alia a análise de filmes à prática do fazer, privilegiando a formação do olhar e a descoberta da criação cinematográfica. Durante todo um ano letivo, cineastas, professores e alunos em todos os países participantes exploram uma questão de cinema, a partir das mesmas regras do jogo. No último período de cada ano os alunos realizam um filme-ensaio coletivo que dá conta do que descobriram ao longo do ano sobre o cinema, a partir dos filmes, e uma vasta escolha de excertos, que viram e analisaram, dos exercícios realizados a partir das regras do jogo que lhes foram propostas. No ano letivo de 2021-2022, professores e alunos de sete escolas de vários pontos do país trabalharam sobre a questão “Os Motivos no Cinema”.
 
 
23/11/2022, 14h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinema, Cem Anos de Juventude: Os Motivos no Cinema

Filmes-Ensaio: Os Motivos no Cinema
Duração total da projeção: 100 min
 
23/11/2022, 14h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema, Cem Anos de Juventude: Os Motivos no Cinema

Em colaboração com Os Filhos De Lumière – Associação Cultural
Filmes-Ensaio: Os Motivos no Cinema
Duração total da projeção: 100 min
sessão apresentada e seguida de debate

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete trinta minutos antes do início da sessão.
“No seguimento do tema do ano passado – o tempo – ligado a um período onde a realidade se tornava mais longínqua e abstrata – pareceu-nos interessante regressar às coisas elas próprias. A matéria principal do cinema.  Em qualquer plano que seja, podemos enumerar todas as coisas que o compõem.  Mas as coisas presentes num filme são incontáveis e muitas são residuais e não acedem ao estatuto de motivo. Para que uma coisa se torne motivo, é preciso que o cineasta tenha consciência da forma como o vai tratar (no argumento, na mise-en-scène, no enquadramento, na luz, distância, etc.) para que ele se transforme em matéria de cinema, uma peça importante do seu filme.  Como um pintor que escolhe um ramo de flores, uma montanha ou um rosto especial para fazer disso conscientemente, com a técnica de que dispõe, um elemento da sua tela e da sua representação pictural do mundo” (Alain Bergala). A sessão conta com a presença dos alunos de todas as escolas portuguesas participantes no projeto Cinema, Cem Anos de Juventude, que irão falar sobre o processo de construção dos seus filmes. Serão apresentadas as curtas-metragens portuguesas do programa e também curtas realizadas em outros países.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui