Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 30/06/2025
Western à italiana…e não só
Western à italiana…e não só
Com os últimos dias de junho chegou o calor árido e o aumento da temperatura não podia ser mais convidativo para fazer uma viagem ao deserto de Almería, cenário de incontáveis westerns spaghetti, o mais popular dos subgéneros do western. Na conclusão da segunda parte do ciclo “Era Uma Vez…o Western”, para desbravar ao longo de julho, as cidades sem lei do faroeste são apresentadas na Cinemateca através do olhar de alguns cineastas que, não tendo nascido nem trabalhado nos Estados Unidos, resolveram contar as histórias do Velho Oeste à sua maneira muito própria: com sotaque italiano, música de Morricone (ou influenciada pelo grande maestro italiano) e litros e litros de sangue.
 
Ringo, “The Stranger”, Sartana, Sabata, Django ou Trinità são apenas alguns dos nomes que compõem uma legião de (anti)-heróis encabeçada pelo “Homem Sem Nome”, criação de Clint Eastwood/Sergio Leone na “Trilogia dos Dólares” que não destoaria na História do western como sucessor das personagens encarnadas por John Wayne. Ao longo do mês, serão apresentados alguns dos spaghettis mais emblemáticos e de culto, assinados por nomes como os três Sergios (além de Leone, Corbucci e Sollima), Giulio Petroni, Damiano Damiani, Robert Hossein, Tonino Valerii e Enzo G. Castellari.
 
Pelo meio, serão exibidos ainda alguns westerns mais atípicos vindos dos vários cantos do mundo. Da Europa teremos um raríssimo e pouco conhecido título da filmografia de Fassbinder (WHITY / “BRANQUELAS”) e UNE AVENTURE DE BILLY LE KID, de Luc Moulet com Jean-Pierre Léaud. Já da América Central e do Sul, três exemplos, de cariz mais político: TIEMPO DE MORIR, do mexicano Arturo Ripstein a partir de um argumento assinado por Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes, EL TOPO, a trip psicadélica de Alejandro Jodorowsky que gerou à época um enorme culto, e O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, o filme com que Glauber Rocha transporta o western para universo dos cangaceiros do sertão brasileiro.
 
O programa completo do ciclo pode ser consultado aqui.