Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 16/03/2022
SESSÃO ESPECIAL PARA JORGE SILVA MELO E RETROSPETIVA EM MAIO
SESSÃO ESPECIAL PARA JORGE SILVA MELO E RETROSPETIVA EM MAIO
Passagem ou a Meio Caminho é apresentado na Cinemateca no próximo dia 18 de março, às 21h40, na sala M. Félix Ribeiro, em sessão especial de homenagem a Jorge Silva Melo. O filme será projetado numa nova cópia digital. A entrada é livre mediante o levantamento de ingressos na bilheteira.
 
A projeção da primeira longa-metragem a solo de Jorge Silva Melo altera o alinhamento do programa previsto, sendo a sessão dos filmes de Jean-Daniel Pollet exibida na sala Luís de Pina, às 21h30.
 
Cumprindo o acordo firmado com Jorge Silva Melo há poucos meses, a retrospetiva integral da sua obra e a carta branca, igualmente programada em 2020 e suspensa pela pandemia poucos dias depois do seu início, serão apresentadas no próximo mês de maio. A retrospetiva terá início a 10 de maio, com a projeção de Agosto.
 
PASSAGEM OU A MEIO CAMINHO
de Jorge Silva Melo
com Luís Lucas, João Guedes, Diogo Dória, Glicínia Quartin, Isabel de Castro, João Pinto Nogueira
Portugal, 1980 – 85 min | M/12
Escrito e filmado a partir da vida e obra do escritor alemão Georg Büchner (1813-1837), à luz elétrica e à máquina de escrever, sem reconstituição histórica. Fala-se da Guerra de Espanha e de Cézanne, através da sobreposição de épocas e de citações. Mas o “fundo” – nunca nomeado – é o 25 de Abril. “À entrada dos anos 80 do século XX, e no seu primeiro filme, Jorge Silva Melo deu-nos a ver a escuridão da selva. Talvez por ser tão escura – neste filme tão claro – tantos se perderam nela, não percebendo como a vida parava e como era preciso (necessário) pintá-la naquele momento.” (João Bénard da Costa). A apresentar em nova cópia digital.