Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 02/06/2016
Junho e Julho na Cinemateca: Rosenbaum, Tarr e Cozarinsky em Lisboa
Junho e Julho na Cinemateca: Rosenbaum, Tarr e Cozarinsky em Lisboa

O crítico norte-americano será o primeiro a visitar a Cinemateca, onde, durante a semana de 14 a 18 de junho se irá debruçar sobre a obra de Orson Welles, na habitual rubrica Histórias do Cinema, que em junho é dedicada ao autor de CITIZEN KANE. Considerado um dos críticos e investigadores mais conhecidos da sua geração, Jonathan Rosenbaum irá apresentar cinco filmes realizados por Orson Welles, cineasta que é uma das suas maiores paixões. A sua ligação a Welles está patente no volume Discovering Orson Welles, editado em 2004, onde estão reunidas inúmeras conferências e artigos que dedicou a Welles, e no trabalho que teve na versão restaurada de TOUCH OF EVIL, em 1998, enquanto conselheiro artístico. Na Cinemateca em junho irá apresentar os filmes CITIZEN KANE, OTHELLO, TOUCH OF EVIL, THE PROCESS/LE PROCÈS e F FOR FAKE.

 

No final de junho haverá um ENCONTRO COM BÉLA TARR. O realizador húngaro regressa à Cinemateca onde esteve a acompanhar uma retrospetiva contextualizada da sua obra em 1997. Já antes, em 1994, a Cinemateca tinha apresentado filmes de Tarr no âmbito de uma "Semana de Cinema Húngaro". Junho de 2016 marca o regresso de Tarr à Barata Salgueiro para apresentar cinco dos seus filmes e quatro obras de Miklos Jancsó, Rainer W. Fassbinder, Ivan Passer e Alfred Hitchcock. O realizador húngaro irá apresentar algumas das sessões e no dia 1 de julho haverá um “encontro” propriamente dito, em que Tarr estará disponível para dialogar com os seus espectadores.

 

Por fim, em julho, marcando o regresso da rubrica Realizador Convidado, estará em Lisboa Edgardo Cozarinsky, realizador que em 1997 foi alvo de uma homenagem na Cinemateca. Entre os dias 5 e 15 de julho o cineasta argentino irá apresentar alguns dos seus filmes e obras de outros realizadores, numa carta branca que irá ocupar a sala Luís de Pina durante duas semanas.

Junho e Julho na Cinemateca: Rosenbaum, Tarr e Cozarinsky em Lisboa