Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 05/06/2024
Glória no programa a Season of Classic Films
Glória no programa a Season of Classic Films
O programa A Season of Classic Films, organizado pela Association des Cinémathèques Européennes (ACE) regressa para a sua quinta edição, que contará com a participação de 24 cinematecas europeias. Este projeto tem como objetivo aumentar a visibilidade da riqueza do património cinematográfico europeu e fomentar a consciencialização para a preservação dos filmes e da cultura, nomeadamente junto dos públicos mais jovens.
 
A Cinemateca Portuguesa participa nesta edição do A Season of Classic Films com a estreia da nova cópia digital restaurada do filme Glória de Manuela Viegas. Selecionado para a competição oficial do Festival de Cinema de Berlim em 1999, Glória é o primeiro filme de Manuela Viegas enquanto realizadora. Uma história sobre a infância, num cruzamento entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças.
 
Entre o barulho dos comboios e as explosões para construir uma nova autoestrada, Glória ambienta-se numa vila no interior de Portugal. O ritmo é lento, próprio de um lugar que foge aos tempos modernos e que se vai esvaziando de habitantes. É a esse espaço que chega Ivan, um miúdo a explorar o mundo e a conhecer Glória, uma rapariga já marcada por pequenas violências e traumas insuperáveis. À sua volta, estão pessoas que ainda não fugiram, que lutam contra o fim ou que tentam reconstruir o passado.
 
O filme foi rodado na localidade de Penedo Furado, a quinze minutos de Sardoal, e é protagonizado por dois jovens que a realizadora conheceu na região, Raquel Marques, que interpreta a personagem que dá nome ao filme e Francisco Relvas, que dá corpo a Ivan. Ambos contracenam com o veterano ator francês Jean-Christophe Bouvet.

Manuela Viegas nasce em 1957 e licencia-se na Faculdade de Economia do Porto. De seguida vem para Lisboa estudar teatro e depois cinema no antigo Conservatório, agora Escola Superior de Teatro e Cinema. Aí se diploma na especialidade de montagem no início dos anos 80. É nessa área que exerce a sua atividade principal durante vários anos, atravessando várias gerações de cineastas. Trabalha em filmes como Silvestre (1981) de João César Monteiro, O Sangue (1989) de Pedro Costa ou A Idade Maior (1991) de Teresa Villaverde.
 
Glória será apresentado este ano, numa sessão gratuita, em local e data a anunciar.
 
A cópia do filme está a ser digitalizada e restaurada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Medida integrada no programa Next Generation EU.
 
O projeto A Season of Classic Films é apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.