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Assunto: ENCONTROS NO ANIM
Data: 16/04/2018
Encontros no ANIM 2018: programa já disponível
Encontros no ANIM 2018: programa já disponível
Os Encontros no ANIM são um momento de partilha de conhecimentos e de reflexão crítica sobre a história do cinema em Portugal realizada conjuntamente por investigadores universitários, conservadores de cinema e, também, pelos protagonistas daquela história. Procurando promover o diálogo entre o trabalho de arquivo e o trabalho sobre o arquivo, os Encontros incluirão projeções comentadas de filmes recentemente restaurados ou pouco vistos em sessões públicas, visitas às áreas técnicas do ANIM e debates acerca de investigações recentes ou em curso, preferencialmente sobre obras da coleção fílmica e museográfica da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. A primeira edição terá lugar no dia 11 de maio de 2018, no ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), o centro de conservação da Cinemateca.
 
A primeira edição
Após uma visita às áreas técnicas do ANIM, o programa da edição de abertura começa com a projeção de Voyage en Angola (Suíça, 1929; real. Marcel Borle), cujo restauro fotoquímico decorre atualmente no laboratório da Cinemateca para o Musée d’Ethnographie de Neuchâtel a partir de materiais da Cinémathèque Suisse. A projeção será apresentada e comentada por Teresa Castro (Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III), autora de vários textos sobre este realizador e sobre a questão do cinema etnográfico neste período, segundo a qual, Voyage en Angola “é não apenas um documento único na história dos cinemas suíço e angolano, mas também ao mesmo tempo um caso singular e típico: singular pela excecionalidade das imagens em questão, a riqueza dos arquivos que chegaram até nós ou ainda a originalidade do percurso de Marcel Borle; típico no que diz respeito ao modo como o cinema de vocação etnográfica se apoiou, em particular durante a primeira metade do século XX, em práticas ditas ‘amadoras’” (Castro, 2016). Esta sessão contará igualmente a participação dos conservadores responsáveis pela preservação do filme.
Depois do almoço, serão apresentadas e discutidas seis comunicações sobre filmes de vários géneros e períodos cronológicos, pertencentes na sua maioria ao arquivo da Cinemateca, assim como sobre questões metodológicas e teóricas decorrentes do restauro e investigação de imagens de arquivo. Todas as comunicações foram recebidas através de uma chamada de trabalhos pública e sujeitas a avaliação cega por uma comissão científica independente.
 
Programa completo aqui.