Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 16/06/2016
Em julho - Programação da Cinemateca destaca Rivette, Bowie, cinema Argentino e a presença em Lisboa de Cozarinsky
Em julho - Programação da Cinemateca destaca Rivette, Bowie, cinema Argentino e a presença em Lisboa de Cozarinsky

Em julho, o mês de programação na Cinemateca começa com Rivette e Bowie: no dia 1, "Paris Nous Appartient" e "Céline et Julie vont en Bateau" são as primeira de "Dez Vistas de Jacques Rivette" e "Absolute Beginners" o primeiro dos dezanove títulos programados "Absolutamente Bowie". Um raro programa panorâmico do cinema argentino - "História(s) do Cinema Argentino" - traz a Lisboa uma das propostas da edição deste ano do festival italiano L'Imagine Ritrovata, concebido por Edgardo Cozarinsky, que estará na Cinemateca como "Realizador Convidado" a partir de 6 de julho, para apresentar uma escolha dos seus filmes e um programa que intitulou "Uma Exploração da Noite". O cinema ao ar livre volta à Esplanada 39 Degraus todas as sextas-feiras e sábados do mês,

 

Das "Dez Vistas de Jacques Rivette" cabem, além dos títulos citados, "Noroît", "L'Amour Fou", "Le Pont du Nord", "Merry-Go-Round", a versão "Divertimento" de "La Belle Noiseuse", "La Bande des Quatres" e, em sessão conjunta, "Le Coup du Berger" e "36 Vues du Pic Saint-Loup". 

 

As "História(s) do Cinema Argentino" incluem filmes dos anos trinta aos setenta, em cópias 35 mm, de que Edgardo Cozarinsky apresentará, a 12, no primeiro dia do programa, "Mas Allá del Olvido", de Hugo del Carril (1955). Dos seus próprios filmes, Cozarinsky escolheu mostrar como "Realizador Convidado" da Cinemateca em julho "Apuntes para una Biografia Imaginaria", "Carta a Un Padre", Nocturnos", "Ronda Nocturna", "Le Violon de Rothschild" e "La Guerre d'un Seul Homme"; enquanto como casos de "uma exploração da noite", propõe ainda "La Nuit du Carrefour", de Renoir; "The Night of the Hunter", de Laugton; "A Rainha Diaba", de Antonio Carlos Fontoura; "The Night and the City", de Jules Dassin; "Ascenseur pour l'Échafaud", de Louis Malle; "Kahest va Ayeneh / O Tijolo e o Espelho", de Ebrahim Golestan.

Antes da chegada à Cinemateca de Edgardo Cozarinsky, nos dias 1 e 2, Béla Tarr acompanha os últimos dias do seu programa na Cinemateca com um Encontro com os espectadores (às 19h de dia 1) e a projeção do seu fundamental "Sátántángo" (ao longo da tarde de sábado, 2).

 

A retrospetiva "Absolutamente Bowie" decorre em parte ao ar livre, na Esplanada da Cinemateca, mas também "dentro de portas", apresentado títulos culto como "The Man who Fell to Earth", de Nicolas Roeg, "Absolute Beginners", de Julien Temple, ou o documental "Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", de Pennbaker; filmes marcados pela presença de Bowie como "Merry Christmas, Mr. Lawrence, de Oshima, "Just a Gigolo", de David Hemmings, "The Hunger", de Tony Scott, "The Last Temptation of Christ", de Scorsese; e, pelas canções, "Cat People", de Paul Schrader e "Inglorious Basterds" de Tarantino ("Putting Out Fire"); "Mauvais Sang", de Carax ("Modern Love"), "Lost Highway, de Lynch ("I'm Deranged"), "Io et Te", de Bertulucci ("Ragazzo Solo, Ragazza Sola") ou "The Life Aquatic with Steve Zissou", de Wes Anderson, em que Seu Jorge canta muitos temas de Bowie em português. "Velvet Goldmine", sem Bowie no elenco e sem Bowie na banda musical, é um filme de total inspiração Bowie e também está no programa.

 

Contando com inúmeras outras iniciativas, entre as quais um programa de cinema português especialmente dedicado a públicos estrangeiros, a programação de julho estará disponível em breve.

Em julho - Programação da Cinemateca destaca Rivette, Bowie, cinema Argentino e a presença em Lisboa de Cozarinsky
em cima: Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (D. A. Pennbaker, 1979)
no topo: Ne Touchez Pas la Hache (Jacques Rivette, 2007)
foto de entrada: Le Violon de Rothschild (Edgardo Cozarinsky, 1996)