A Cinemateca Portuguesa associa-se, uma vez mais, ao programa
A Season of Classic Films, iniciativa promovida pela
ACE – Association des Cinémathèques Européennes com o apoio do programa Europa Criativa MEDIA, que visa dar visibilidade ao património cinematográfico europeu.
Em 2025, o foco da participação portuguesa recai sobre dois nomes incontornáveis da animação nacional: Abi Feijó e Regina Pessoa. O programa deste ano, organizado em colaboração com o Plano Nacional de Cinema, celebra o legado artístico e o contributo singular de ambos para o cinema de animação, com a apresentação de novas cópias digitais produzidas pela Cinemateca Portuguesa de algumas das suas obras mais emblemáticas.
No dia 4 de junho, alunos do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, de Amarante, visitarão a Casa Museu de Vilar — espaço fundado pelos dois realizadores e inteiramente dedicado à história e às técnicas do cinema de animação — para uma sessão especial, seguida de uma visita guiada à coleção do museu. Serão exibidos os filmes A NOITE (Regina Pessoa, 1999) e OS SALTEADORES (Abi Feijó, 1993) assim como títulos que celebram importantes aniversários como OH QUE CALMA (1985), assinalando os 40 anos da primeira obra de Abi Feijó; FADO LUSITANO (1995), referência do trabalho desenvolvido no seio da produtora Filmógrafo; e HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ (2005), premiado filme de Regina Pessoa e primeira produção da Ciclope Filmes, companhia que fundaram conjuntamente.